Este é o primeiro Guia Curricular brasileiro escrito para e com crianças e jovens especiais, que resultou de 15 anos de pesquisas em uma escola de Educação Especial, bem como em outras instituições e clínicas psicológicas. Está redigido de modo essencialmente didático e pode ser aplicado também a pessoas que não tenham limitações. Ele é o retrato vivo do esforço conjunto de muitas pessoas, que acreditaram na ideia de que: é a cada passo, por menor de seja, que se constrói um caminho. Seu objetivo é oferecer a profissionais da área de educação e reabilitação, professores, atendentes, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e, até mais importante, a pais, uma orientação sistemática para a instalação de habilidades básicas essenciais, para tornar a pessoa especial independente e competente na realização de certas tarefas rotineiras, ocupacionais ou até mesmo, quando possível, acadêmicas, ocupacionais e esportivas. A 3ª edição contém dois textos novos. O primeiro resume as principais contribuições da pioneira Dra. Margarida para o desenvolvimento, em nosso País, da Análise Comportamental (AC), principalmente da AC Aplicada para a educação de crianças e jovens, de modo particular para os que demandam Educação Especial. O segundo, enumera os passos percorridos e indica alguns dos que ainda precisam ser dados, para o pleno desenvolvimento da AC no Brasil.