O foco de todo jogo de Pathfinder são os jogadores — seus personagens são as estrelas do espetáculo e aparecem em todas as cenas que ocorrem no jogo. Mas e quanto a essas cenas? Quais histórias estão sendo contadas? Quais lendas antigas estão sendo descobertas e quais são as novas que estão sendo forjadas? Quem são os vilões, aliados, traidores, amantes, monstros e deuses? Quem comanda o mundo? Quando você é o Mestre de Jogo, isso tudo depende de você!
Em um jogo de Pathfinder, o Mestre de Jogo (frequentemente abreviado como MJ) é o jogador a cargo da história e do mundo que os outros jogadores exploram com seus personagens. Como MJ, você cria o palco para a aventura, mostra como o resto do mundo responde às ações dos personagens jogadores e guia a ação ao longo de uma história cativante.
É você quem descreve os arredores dos personagens, as ameaças que os confrontam e as criaturas com as quais eles interagem. Você apresenta os desafios que os heróis devem superar, seja uma armadilha mortal de lâminas assombradas em uma tumba perdida cheia de tesouros antigos ou seja um troll cruel ameaçando a aldeia do lar dos herói. Também é você quem deve interpretar e julgar as regras. Mestrar envolve muitos outros componentes além de interpretar personagens, mas é uma experiência divertida e tremendamente gratificante.