Paul Ricoeur de A a Z é uma ferramenta inédita em nosso contexto acadêmico nacional. O grande filósofo transdisciplinar posiciona-se como ponto de chegada da tradição hermenêutica e oferece conceitos originais e fecundos para a compreensão do ser humano, da linguagem, da cultura e da religião. O presente trabalho abre uma porta para a vida e o pensamento de Ricoeur com verbetes sucintos e claros: de estudantes para estudantes, mas não constitui resultado de um mutirão de especialistas, como ocorre regularmente na produção de dicionários; é, sim, fruto raro que conjuga de modo eficiente e desejável ensino e pesquisa, na prática docente em sala de aula. O coordenador demonstra que esse ideal pode ser alcançado e que o conhecimento pode ser produzido numa relação pedagógica dialógica entre os que ensinam e os que aprendem, entre um especialista em Paul Ricoeur e os estudantes de Direito. Por certo, o Professor Ricoeur saudaria com entusiasmo o processo e o resultado desse trabalho coordenado pelo Professor Donizete José Xavier.
Um texto interpretativo sobre o grande hermeneuta se mostra, com certeza, como trabalho de discipulado, que, nas pegadas do mestre, avança na busca do sentido que se resgata na relação entre o eu e o outro, entre as identidades e as diferenças, entre as palavras e a vida.