O Protocolo Cognitivo Linguístico – PCL-R, trata-se de um instrumento de avaliação que foi amplamente revisado em sua nova edição para que possa oferecer dados atualizados, como os valores de referência e evidências científicas sobre o tema. O objetivo desse instrumento é verificar o desempenho de escolares que frequentam do 3o ao 5o ano do ensino fundamental, em habilidades consideradas primordiais para a aprendizagem da leitura e escrita. Este protocolo é composto por duas versões – coletiva e individual – com provas que avaliam as habilidades de leitura, escrita, metafonológica, memória operacional fonológica, processamento auditivo, processamento visual, velocidade de processamento e raciocínio lógico. Possui aplicabilidade clínica e educacional. Não é um instrumento diagnóstico isolado, mas sim, um instrumento de rastreio para identificar quais habilidades cognitivo-linguísticas se encontram alteradas e interferindo no desempenho acadêmico dos escolares. Com este protocolo esperamos possibilitar aos profissionais da educação e da saúde o estabelecimento do perfil cognitivo-linguístico para a elaboração de um plano de intervenção sistemático e intensivo, a fim de minimizar o impacto das habilidades alteradas no aprendizado da leitura e da escrita. Este protocolo pode ser utilizado por fonoaudiólogos clínico e/ou educacional, pedagogos e psicopedagogos.
O Protocolo Cognitivo Linguístico – PCL-R, em sua nova versão, foi amplamente revisado tanto para a base teórica, com atualização em evidências científicas recentes, quanto na análise e aplicabilidade das provas.
O objetivo do instrumento é avaliar as habilidades compreendidas como primordiais para o promissor desempenho escolar em leitura e escrita, além de auxiliar na avaliação clínica para a complementação do diagnóstico, e no planejamento terapêutico para intervenções direcionadas com base nos resultados obtidos com a aplicação das provas.
O instrumento é composto por duas versões (coletiva e individual) q