Este livro é uma coletânea de vários textos escritos em momentos distintos da minha vida. Está separado em três momentos: primeiro faz uma abordagem, apenas como referência, do caminho que a Escola tomou historicamente; em seguida, reflete sobre onde estamos e para onde podemos ir; e, por fim, discorre sobre a Hipótese Dinâmica da Diferenciação Não Linear, ou seja, como nos tornamos o que somos. Os textos fazem parte das minhas vivências e também da minha carreira na área da Educação nas secretarias do estado e também do munícipio de São Paulo. Foram motivados, não poderia ser de outra forma, pela minha experiência como professor, principalmente da disciplina de Ciências para o ensino fundamental, e também como diretor de escola, cargos que exerci concomitantemente até a aposentadoria. A condição de ser professor e ao mesmo tempo diretor de escola me deu a oportunidade de viver dois lados da Educação e ver tanto possibilidades como dificuldades no fazer Educação e pensar em uma pedagogia focada na Teoria dos Sistemas, Sistemas Dinâmicos Afastados do Equilíbrio, apoiando-se na Teoria do Caos Determinista e dos Fractais, Complexidade, Auto-Organização, Autopoiese, Teoria da Informação e Cognição, temas que sempre foram presentes nas minhas leituras e debates. Claro, aprendi muito com meus alunos e alunas e com minhas vivências nas relações intraescolares, o que deu origem aos textos que compõem esta obra.
Irineu Morelo Júnior possui licenciatura em Ciências, Matemática e Pedagogia. Atuou como professor de Matemática na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1980-1986); diretor de escola na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1987-2006); professor de Ciências na Secretaria de Educação do Município de São Paulo (1979-2011); diretor de escola na Secretaria de Educação do Município de São Paulo (2007-2018); supervisor escolar na Secretaria de Educação do Município de São Paulo (2008). Participou de vários cursos e grupos de estudos na Faculdade de Educ