Foi a preocupação com o estudo da História das Sociedades - vista na perspectiva da chamada História Integrada - que norteou a elaboração da obra 'Pelos caminhos da História', objetivando-se uma maior compreensão dos diferentes processos e sujeitos históricos, e que teve como eixo organizador dos conteúdos a formação do capitalismo no mundo ocidental, tendência que vem sendo observada nos últimos anos em diversas escolas do Ensino Médio do país. No estudo de uma História considerada integrada (ou articulada), de acordo com um viés cronológico, o espaço reservado para a História do Brasil e para a História da América insere-se na temporalidade maior da História Geral, utilizada como 'fio condutor', ou eixo referencial dos conteúdos. Os conteúdos relativos à Antiguidade Oriental, à Antiguidade Ocidental e ao Período Medieval - mesmo não se inserindo no contexto que foi tomado como eixo organizador - também foram objeto de estudo, dada a sua relevância para o desenvolvimento da leitura do mundo e para a compreensão da multiplicidade das experiências humanas. A proposta do autor não foi simplesmente reordenar os conteúdos que antes eram estudados de forma compartimentada ao longo do Ensino Médio, pois a concepção histórica que os informava vêm sendo objeto de discussão e crítica nas últimas décadas. Além disso, o estudo da História vem se afastando gradativamente da perspectiva conservadora da narrativa das elites e incorporando ao campo da pesquisa as lutas e os silêncios de outros segmentos da sociedade. Por essa razão, na elaboração dos conteúdos procurou-se associar tendências teóricas que abrangem desde o marxismo até a nova História Cultural.