Esta obra traz modelos completos, atualizados e inéditos de Perícias Judiciais pelo Método Veronesi, mostra esse método diferenciado e revolucionário de atuação em Perícias Judiciais de forma metodológica e passo a passo. Apresenta também o inédito tema desenvolvido pelo professor Veronesi sobre quanti cação da capacidade funcional para o trabalho que foi a tese doutoral do professor. Traz também o artigo de validação do método Veronesi, o que traz uma consonância com o Art. 473 do CPC.
O livro faz uma retrospectiva histórica da profissão da Fisioterapia com suas Legislações específicas de atuação profissional, legislações sobre atuação dos Peritos Judiciais, com os direitos e deveres do Perito Judicial e do Assistente Técnico Judicial, mostra os artigos do novo CPC e as diretrizes do TST sobre prova pericial, a Instrução Normativa do INSS e os critérios para o nexo pelo Método Veronesi.
Esta edição traz conceitos novos sobre nexo jurídico, como classifica-los, em caso de nexo de concausalidade como calcular o percentual de culpa das partes. Todas as ferramentas foram abordados mostrando a importância delas no estabelecimento do Nexo entre a doença e as atividades laborais desenvolvida pelo reclamante na reclamada. Ferramentas como eletromiografia de superfície e fotogrametria é abordado no livro ilustrando como utilizar estes instrumentos nas perícias.
O livro ainda traz colaborações importantes para o enriquecimento do conhecimento dessa área de atuação, capítulos como: ética profissional dentro da Perícia e Assistência Técnica Judicial; Importância do Fisioterapeuta nas Perícias Judiciais, escrito por um Juiz do Trabalho; A dignidade Humana e o Valor do Trabalho, escrito pelo Juiz Titular da Segunda Vara do Trabalho de Dourados.