A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação neurobiológica de natureza multifatorial (e.g., genética, neurológica, neurocognitiva), mas à qual não são alheias variáveis de natureza ambiental, que tanto podem atuar como fatores de risco ou elementos facilitadores da trajetória desenvolvimental. Os sintomas, persistentes, de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade, que ocorrem nos vários contextos de vida (e.g., casa, escola, trabalho), definem o padrão comportamental mais comum. Dada a sua heterogeneidade em termos patofisiológicos, fenotípicos e neurocognitivos, bem como a relação comórbida com outras Perturbações do Neurodesenvolvimento e Psiquiátricas, o impacto na qualidade do funcionamento social, académico ou ocupacional é individualmente variável. Este livro reúne um conjunto articulado de capítulos que aborda a PHDA ao longo do desenvolvimento (infância, adolescência e idade adulta), com temas essenciais como o impacto dos sintomas comportamentais nos vários contextos, a epidemiologia, a base neurobiológica, a avaliação clínica e a terapêutica farmacológica e não farmacológica. Além destes tópicos, é ainda analisada a perspetiva histórica e os futuros desenvolvimentos sobre esta Perturbação do Neurodesenvolvimento. Dada a especificidade, abrangência e profundidade das temáticas abordadas sobre a PHDA, esta obra constitui-se como um recurso essencial para os diversos profissionais da saúde e educação (bem como para os pais de crianças/adolescentes e adultos com PHDA), que direta ou indiretamente participam no processo de sinalização, avaliação e/ou intervenção nesta perturbação. "Esta obra representa