As Perturbações do Neurodesenvolvimento (PND) são alterações neurobiológicas no desenvolvimento típico da criança que podem estar presentes desde o nascimento ou manifestarem-se mais tarde, afetando a cognição, a comunicação, a linguagem, a motricidade, a atenção, a socialização, o comportamento, a aprendizagem escolar, a autonomia, entre outras áreas. De entre as várias PND, as mais frequentes são: Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, Perturbação do Espectro do Autismo, Perturbação da Linguagem, Perturbação de Défice de Atenção e Hiperatividade e Perturbação da Aprendizagem.
O diagnóstico atempado das PND é de extrema importância para que a intervenção seja o mais precoce possível de modo a ajudar a criança a ultrapassar as suas dificuldades e apoiar adequadamente a família e os educadores. A intervenção, que na maioria dos casos deve ser multimodal e de carácter multidisciplinar, tem por base modelos específicos para cada uma das perturbações com atividades práticas que podem ser implementadas por técnicos, professores, educadores e pais na intervenção com a criança.
É esta a abordagem do presente manual, em que cada capítulo (com exceção dos dois primeiros capítulos introdutórios) é dividido em duas partes: uma primeira com orientações diagnósticas para cada tipo de perturbação e uma segunda, mais prática, dedicada à intervenção junto das crianças.