A leitura desse livro reflete as diferentes práticas socioculturais vivenciadas pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ e, ao mesmo tempo, divide a possibilidade de publicação com outras IES. A área de Ciências Sociais e Humanas da Unicruz vive um período bastante frutífero em termos de produção científica nas linhas de Comunicação, Linguagem e Sociedade e Práticas Socioculturais. Assim sendo, o livro está dividido em dois blocos de pesquisa, ensino e produção no contexto universitário, em sua maioria da Unicruz, mas também com contribuição interinstitucional. O primeiro bloco volta-se para a linha de Comunicação, Linguagem e Sociedade. Traz pesquisas realizadas desde a graduação até a pós-graduação Stricto sensu, dando ênfase para a sociolinguística através da análise de discurso e de gênero discursivo, uma visão sistêmica do jornalismo e crítico-reflexiva sobre a comunicação visual, além de discutir a própria formação desses profissionais em uma perspectiva intercultural para o ensino de línguas e para formação em Letras. Traz, ainda, reflexões sobre literatura, cinema, teatro e suas relações intertextuais. No segundo bloco apresentam-se experiências multidisciplinares de Práticas Socioculturais, com ênfase para as práticas educacionais em suas diferentes interfaces, ou seja, são experiências de pesquisa, ensino e extensão na área de Sociologia da Educação (políticas públicas e educação básica); Pedagogia, Educação Física e Letras, que relatam experiências exitosas de práticas vivenciadas através do PIBID/Unicruz (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência); História, a partir da análise de livros didáticos; a experiência do ensino, da extensão e da pesquisa na área dos Direitos Humanos, vivenciadas na Unicruz a partir da implantação da Rede Escola de Governo; a Educação Ambiental e a Conservação da Biodiversidade, analisada a partir da sociedade de risco e da realidade rural, que é característica regional. Finalmente, finaliza-se com dois textos que nos ajudam a entender os próprios sentidos que esta obra tem para a Unicruz: um que analisa os sentidos da educação a partir da filosofia de Gadamer e o outro que apresenta a dinâmica institucional, da Unicruz, para condução de seus processos pedagógicos embasados na pesquisa e na extensão porque toda a qualificação necessária e que diferencia um instituto ou centro de ensino de uma Universidade está na sua capacidade de fazer pesquisa e ao mesmo tempo de estender esses novos conhecimentos gerados para a comunidade de seu entorno. Solange Beatriz Billig Garces Prof.ª Dr.ª em Ciências Sociais Universidade de Cruz Alta – Unicruz