A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar entre pesquisadores da área do Ensino de Ciências, Matemática e da Educação Ambiental, bem como docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como de outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP. É neste contexto que esta produção se insere e aponta que a Educação Ambiental conquistou relevância mundial devido ao agravamento da crise socioambiental nas últimas décadas. Ao tornar-se objeto de debate em eventos, diretrizes e políticas públicas,foi possível avançar na compreensão de que ela se constitui como um processo educativo que tematiza o ambiente em diferentes instituições e níveis de ensino. O compromisso coletivo de pesquisadores e educadores permitiu que lacunas existentes no momentoinicial da formulação deste campo de estudos e pesquisas fossem identificadas e, em alguma medida, superadas pelas proposições críticas de análise da crise societária.A obra Pesquisas em Educação Ambiental Crítica endossa esse percurso por compilar produções de integrantes e parceiros do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), da UNESP, campus Bauru. Ao longo de mais de duas décadas, este coletivo se debruçou no desvelamento do papel da Educação Ambiental Crítica, especialmente no contexto escolar público brasileiro, frente às condições exploratórias do ambiente e da classe trabalhadora. Como continuidade de produções coletivas precedentes, algumas com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e de um aprofundamento teórico-metodológico, este livro reúne pesquisas oriundas de diferentes contextos e regiões do Brasil que ampliam o corpo teórico e empírico sobre a práxis educativa ambiental fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, apresentando discussões analíticas originais que trazem interlocuçõescom a educação infantil, a educação matemática, o ensino de ciências e biologia, o trabalho docente, o contexto pandêmico e com levantamentos sobre campo teórico e prático da Educação Ambiental Crítica.Os autores nos convidam a assumir a Educação Ambiental numa perspectiva radicalmente crítica, que aprofunde a compreensão sobre as consequências do modo de produção da vida na sociedade atual e que indique a contínua necessidade de desenvolver com rigorosidade os processos educativos ambientais no percurso de busca pela transformação do cenário socioambiental.