Edgard Allan Poe escreveu poucos poemas, entre os quais se destacam "The Raven" (O Corvo), um dos mais traduzidos do mundo, "Annabel Lee", "For Annie" (Para Annie), "Ulalume", "The Bells" (Os sinos), todos apresentados neste volume, em traduções rigorosas. Seus contos, publicados em jornais e mais tarde reunidos em livro, atraíram um público amplo e sempre fiel. Com "Os crimes da rua Morgue" deu início ao moderno conto policial. Suas narrativas de mistério e terror, como "A queda da casa Usher"e "Nunca aposte sua cabeça com o diabo" são a expressão máxima do gênero gótico. Dentre seus escritos nos terrenos da estética, da crítica e da teoria literária, "A Filosofia da composição (1845) e "O princípio poético" (1850), ambos presentes à esta edição, são exemplos da extensão da genialidade de Poe para além do terreno estritamente literário. Além de um escritor popular, transformou-se em referência para autores da alta literatura como Jorge Luis Borges e Charles Baudelaire, este último, grande divulgador da obra de Poe na Europa. O ensaio "Edgard Allan Poe", em que Baudelaire faz uma apresentação da obra e da vida atribulada de Poe é reproduzido nesta edição revista da Editora Globo. Para Baudelaire, "As personagens de Poe, ou melhor, a personagem de Poe, o homem de faculdades superagudas, o homem de nervos relaxados, o homem cuja vontade ardente e paciente lança um desafio às dificuldades, aquele cujo olhar está ajustado com a rigidez de uma espada, sobre objetos que crescem àmedida que ele os contempla; é o próprio Poe".