O mercado audiovisual brasileiro deparou-se com o inevitável movimento de convergência de plataformas antes mesmo da produção cinematográfica nacional, conseguir romper a “barreira” que a mantém afastada da grade da programação dos canais de televisão. No entanto, as expectativas são positivas. Prevê-se que o mercado audiovisual global crescerá 15% no período 2009-2013 e o novo marco regulatório do audiovisual brasileiro, constituído sob a Lei 12.485, aponta para a possibilidade de construção de uma verdadeira indústria no Brasil. O livro Políticas públicas e regulação do audiovisual comenta as iniciativas públicas de incentivo à produção audiovisual; oferece ao leitor análises comparativas de políticas públicas na área de audiovisual; descreve impacto das leis de incentivo no mercado de produção; comenta a recepção do público e/ou da crítica ao crescimento da produção nacional; realiza uma crítica do funcionamento do sistema de regulação audiovisual; estuda os novos parâmetros e perspectiva de funcionamento do mercado de produção para televisão com a vigência da Lei 12.485. Esta obra atende a uma demanda do mundo acadêmico e do mercado audiovisual, que precisa de uma formação continuada e de uma contextualização frente aos novos desafios trazidos pelas perspectivas abertas pela Lei 12.485/11, pelas novas atribuições da ANCINE e pela expectativa de aumento da produção audiovisual brasileira. A própria ANCINE recebe pedidos de informações por parte dos mercados de produção, de distribuição e de exibição audiovisual, além de contatos com o mundo acadêmico, que apenas se inicia a pesquisar o tema, e constata-se que o mercado editorial ainda não possui trabalhos substancialmente profundos em termos de avaliação das atuais políticas públicas do audiovisual, como por exemplo, a análise do impacto do Fundo Setorial do Audiovisual, com dados inéditos, como são inéditos e/ou originais as abordagens contidas nos demais artigos.