O livro analisa os transtornos de aprendizagem mais presentes nas escolas e na sociedade: o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (dificuldade de aprender a controlar o próprio comportamento), a dislexia (dificuldade de leitura), o transtorno de aprendizagem não verbal (dificuldade em compreender a linguagem gestual e corporal), a síndrome de Asperger (dificuldade de interação social), os transtornos do desenvolvimento da linguagem (disfasia, problemas fonológicos e/ou auditivos) e a discalculia (dificuldades em processar números, executar cálculos aritméticos e resolver problemas matemáticos). /nA ideia central da obra é a importância do sentido de "aprendizagem" na vida do indivíduo, entendida pela autora como a aquisição de novos conhecimentos, que se produz graças à interconexão continuada entre o cérebro e o meio ambiente. Nesse sentido, o sucesso do tratamento dos transtornos de aprendizagem depende do bom desempenho de equipes multidisciplinares, reunindo educadores, psicólogos, pedagogos e neuropediatras. /nCom uma linguagem clara e objetiva, que facilita a compreensão de leigos no assunto, o livro é composto de seis capítulos, cada um deles dedicado a um dos transtornos de aprendizagem e estruturados da mesma forma: definição do problema, possíveis causas, manifestações primárias e secundárias, descrição do tratamento e indicação de estratégias de ajuda para pais, educadores e psicólogos. Também comenta sobre os mitos e concepções equivocadas sobre tais transtornos e as dificuldades associadas a eles. /nUma obra bem realizada, séria e permeada de novas e úteis informações não apenas para pais, educadores, psicólogos e psiquiatras, mas também para todos que trabalham na área da cultura e serviços sociais.