'Nesta obra fomos levados a examinar um vasto corpus de literatura sobre o saber dos professores, no qual vários autores tentam, por meio de metanálises dos trabalhos produzidos sobre esse assunto, estabelecer um 'repertório de conhecimentos' coerente e pertinente que corresponda aos saberes profissionais próprios do professor. Apoiados em inúmeras pesquisas sobre o problema, esses autores afirmam que existe, hoje, um repertório de conhecimentos pedagógicos que possibilita ao professor ensinar melhor. De acordo com muitos deles, as inúmeras pesquisas sobre o ensino realizadas nos últimos anos teriam produzido, atualmente, um corpo de conhecimentos confiáveis no qual seria possível se apoiar para ensinar. A pesquisa sobre o assunto, contudo, é atualmente tão abundante que se fez necessário um trabalho de síntese dos resultados para deles extrair elementos de convergência. Também foi preciso realizar um trabalho de crítica e de perspectivação no intuito de melhor captar o alcance de tais resultados e orientar a sua utilização. A presente obra propõe-se, assim, a dar uma contribuição para o avanço dessa problemática do repertório de conhecimentos na área do ensino. O seu objetivo é não somente tentar identificar, no corpus de pesquisas realizadas nas salas de aula desde 1970, os conhecimentos acumulados em relação aos saberes dos professores, mas também situar esses resultados no âmbito de uma problemática teórica mais geral.' - Clermont Gauthier.