A presente obra parte da constatação de que há, quer na esfera de produção científica em língua portuguesa, quer na produção científica em geral, uma escassez de recursos formativos destinados especificamente a professores de língua de herança. Neste contexto, Português Língua de Herança e Formação de Professores apresenta elementos de resposta para algumas das necessidades formativas de professores de Português Língua de Herança, partindo de estudos em diferentes contextos de ação profissional e apresentando experiências formativas e suas conclusões. Pela heterogeneidade dos contextos estudados e das situações apresentadas, a presente obra dirige-se a investigadores, formadores e professores das áreas do Português Língua Não Materna, em geral, e de Português Língua de Herança, em particular. Pretende-se contribuir, assim, para que novos caminhos sejam percorridos, tendo como referência os contextos, as necessidades e os objetivos das pessoas - alunos, professores, educadores - num contínuo fazer de alfaiataria de formação e, quem sabe, de renovação teórica e metodológica. ·Contextos de mobilidade geopolítica e língua de herança ·Línguas de herança no contexto escolar ·Desenvolvimento profissional dos professores de Português Língua de Herança ·Perfil dos docentes de Português Língua de Herança e sua relação com a língua objeto de ensino ·O papel da reflexividade na formação de professores de Português Língua de Herança ·Quem são as educadoras brasileiras de Português Língua de Herança e quais são as suas perspectivas ·Form(ação) de professores em Português Língua de Herança nas diásporas ·Uma experiência de formação de professores-autores em Português Língua de Herança ·Perceções de docentes