"Comprometida com uma abordagem sociointeracionista de aprendizagem e com uma concepção de letramento como prática social, a coleção tem compromisso com o desenvolvimento da criança do ponto de vista cognitivo, emocional, social e linguístico, preparando-a para diferentes formas de interação com o mundo. Esta obra, com uma rica e ampla diversidade de temas e textos contemporâneos, procura estimular a reflexão crítica da criança a respeito de questões fundamentais, sem esquecer que, muito antes de ingressar na Educação Básica, ela já é um ser social que brinca, questiona, aprende, reflete sobre questões do mundo em que vive. A coleção também tem por objetivo prepará-la para a adolescência e o exercício da cidadania com um posicionamento mais autônomo e crítico em relação às questões trazidas pelo nosso tempo, como sociedade, ciência, tecnologia, cultura e economia.
Levando em conta também as orientações da BNCC, o trabalho com a alfabetização é desenvolvido principalmente nos dois primeiros volumes da coleção, já que ela garante ao aluno oportunidades variadas para sua inserção em diferentes práticas de leitura e de escrita e para o contato com uma enorme variedade de gêneros em circulação na sociedade. Além disso, o domínio do sistema de escrita alfabética consolida o conjunto de aprendizagens e práticas que vinham sendo construídas desde a Educação Infantil, ao mesmo tempo que abre perspectiva para novas aprendizagens, tanto em Língua Portuguesa quanto em outros componentes curriculares, uma vez que a leitura e a escrita são competências transdisciplinares que embasam a construção dos saberes em todas as áreas do conhecimento.
Esta coleção, por meio de seções específicas de leitura de textos e imagens; de seções de produção de textos; de gêneros textuais variados; da vivência com diferentes linguagens e mídias, como a fotografia, o cinema, as cantigas populares e as artes plásticas; e por meio de projetos capazes de dar uma dimensão social para a linguagem, procura criar as condições ideais para que a criança se envolva mais em práticas diversificadas de leitura e escrita. Concomitantemente, por meio de atividades específicas propostas a partir desses mesmos textos e linguagens, a coleção apresenta o material necessário para que o aluno, com orientação segura, se aproprie do sistema de escrita alfabética e, assim, consiga avançar em sua trajetória de leitor e produtor de textos variados. "