Depois de dois anos do lançamento de Ensino de Português do Brasil para Estrangeiros: internacionalização, contextos e práticas, chega aos nossos leitores esta nova publicação: Português do Brasil para Estrangeiros: políticas, formação, descrição. Em nossa primeira proposta, procuramos desenhar um perfil da área, pensando naqueles que, interessados em se especializar, precisavam de informações relevantes para colocar-se no caminho e entender “o que é e como se faz” o trabalho em Português Língua Estrangeira. O caminho, contudo, é longo e apresenta diferentes facetas. Não basta uma formação clássica, não basta ser nativo, não basta transpor modelos de ensino de uma língua para outra. É preciso aprofundar conhecimentos linguísticos, culturais, didático-pedagógicos, entre outros, em busca de uma formação sólida e eficaz, construindo uma visão crítica sobre a área e dominar os meandros de suas práticas. Este é o espírito do presente livro em que pesquisadores brasileiros e estrangeiros compartilham com aqueles que desejam avançar por este caminho suas reflexões e experiências. O livro contribui para a consolidação da área de Português Língua Não Materna, oferecendo discussões que unem descrição, ensino e formação, ao mesmo tempo em que situam esta área no âmbito das políticas de internacionalização. Ensinar Português para Estrangeiros é definitivamente uma ação política.