O presente manual é destinado aos formandos chineses que estejam a iniciar o seu estudo de Português como Língua Estrangeira (PLE), língua segunda e língua não materna. Este manual tem como objetivo principal desenvolver de forma eficaz a competência comunicativa em português dos aprendentes, nas áreas lexicais de identificação pessoal, dia a dia, alimentação, compras, sintomas e doenças, entre outras. Ao mesmo tempo, visa levar os estudantes a adquirir mais vocábulos de português e conhecer alguns aspetos da cultura portuguesa (lugares de interesse turístico, comidas tradicionais portuguesas, o fado, o Carnaval/Entrudo, etc.). Além disso, o livro caracteriza-se por ser conciso, prático, muito próximo da atualidade e ligado a esta, e foca-se no desenvolvimento concertado em competências de compreensão textual, de leitura e de conversação. O livro contempla catorze unidades. Cada unidade aborda uma temática diferente e apresenta um conjunto de textos, diálogos (de situações do quotidiano, por forma a ajudar os estudantes chineses a exprimirem-se corretamente em português nas diversas ações do dia a dia), exercícios de compreensão textual e exercícios de expressão oral. No fim de cada unidade do livro encontram-se os cenários de resposta dos exercícios, que ajudarão os alunos a corrigir, de forma autónoma, as suas respostas a cada tarefa proposta. Também dispõe de um glossário geral.