O presente livro aborda uma temática cada vez mais premente no atual contexto social: o ensino e a promoção da língua portuguesa num mundo em mudança. Ao longo de oito capítulos, escritos em português de Portugal e em português do Brasil, com uma fundamentação teórica diversificada, a multiplicidade de autores, temas e textos justifica o subtítulo "língua e cultura em tempos de perplexidade". Com efeito, a par da incerteza que caracteriza o presente, também a inovação e a riqueza temática marcam hoje o ensino do português para falantes de outras línguas (um título que abrange outras vertentes como língua estrangeira, língua segunda, língua de acolhimento e língua de herança). Atualmente, os contextos social e laboral sofrem uma recriação constante, no sentido de conquistar a atenção e promover a integração, através quer da adaptação quer da aceitação da diversidade de pessoas e meios. Também no ensino-aprendizagem de uma língua são propostos novos caminhos, e termos como "comunicação", "interação" e "criatividade" são palavras-chave para o sucesso. Neste quadro, este livro reúne estudos e propostas que podem inspirar novas investigações e trabalhos, convidando os leitores a retomarem os contextos em que estes foram realizados (Brasil, Macau, Portugal, São Tomé e Príncipe) ou a voltarem-se para outros, com variáveis distintas. Por conseguinte, esta obra foi concebida e desenhada a pensar nos professores e investigadores da área de ensino de Português Língua Estrangeira/Português para Falantes de Outras Línguas e em todos aqueles que se interessam pelas "dores" sociais que presenciamos e pela sua relação com a língua portuguesa e os aspetos culturais que a envolvem. · Para uma Pedagogia da Pais