A escrita sempre foi e sempre será fator essencial na existência de qualquer ser humano. Ela representa a porta de entrada e de saída para as oportunidades de transformação de vida, seja no aspecto intelectual, pessoal, profissional ou social, além de ser facilitadora para se conviver melhor em sociedade. E não há como dissociar a escrita da leitura, recurso igualmente primordial para que haja interação entre as pessoas.
É na escola que o aluno tem, geralmente, o primeiro contato com a escrita. Daí a importância do trabalho do professor, que pode contribuir para o aumento da autoestima textual dele, ao proporcionar-lhe atividades de escrita que, ancoradas em uma visão fraterna de ser humano, resultarão no aperfeiçoamento de sua vida do ponto de vista humano, com clara melhoria na dimensão discursivo-textual, pois o aluno passará a acreditar em si mesmo e em seu potencial para redigir textos.
Este livro é um potente detonador de novas ideias e novas posturas. É uma prova de que a sala de aula é a antecâmara da modernização do país. Ao encorajar o professor a ver o aluno com humanidade e respeito, ao incentivar a criatividade e a imaginação, o professor estará fazendo da sala de aula uma fábrica de pessoas livres, mostrando que a leitura e a escrita constituem elementos essenciais de aprendizado para a vida.