Este livro apresenta e discute as práticas de pesquisa empregadas na produção dos filmes etnográficos que vieram a ser reconhecidos como os grandes clássicos da área. A análise destes filmes e dos comentários por eles suscitados permite enfocar diferentes soluções apresentadas, ao longo da história da disciplina, para as principais questões que são colocadas em jogo quando se realiza uma pesquisa audiovisual na área de Antropologia – dentre elas as implicações do regime de relação entre os pesquisadores e os grupos filmados, a relação entre o problema de pesquisa e a definição do que será filmado, os diferentes modos de edição e montagem do material captado, e as implicações do emprego de uma estratégia expositiva, observacional ou participativa. O livro apresenta assim uma discussão heurística que busca enfatizar as consequências das escolhas de dadas práticas de pesquisa quando da elaboração do projeto, da filmagem e da edição. Este livro apresenta e discute as práticas de pesquisa empregadas na produção dos filmes etnográficos que vieram a ser reconhecidos como os grandes clássicos da área. A análise destes filmes e dos comentários por eles suscitados permite enfocar diferentes soluções apresentadas, ao longo da história da disciplina, para as principais questões que são colocadas em jogo quando se realiza uma pesquisa audiovisual na área de Antropologia – dentre elas as implicações do regime de relação entre os pesquisadores e os grupos filmados, a relação entre o problema de pesquisa e a definição do que será filmado, os diferentes modos de edição e montagem do material captado, e as implicações do emprego de uma estratégia expositiva, observacional ou participativa. O livro apresenta assim uma discussão heurística que busca enfatizar as consequências das escolhas de dadas práticas de pesquisa quando da elaboração do projeto, da filmagem e da edição.