Mariana Dorsa Figueiredo, Gustavo Tenório Cunha e Gastão Wagner de Sousa Campos escreveram esse livro com base em investigações sobre a formação e o trabalho em saúde. Valeram-se de amplo referencial teórico para interpretar experiências de formação em saúde. Buscaram em Vigostky, Balint e em vários outros autores apoio para pensar uma pedagogia interativa, em que mestre e aprendiz atuem ativamente em sistema de cogestão, valendo-se sempre de um aprendizado centrado na prática, na reflexão sobre a própria prática. Para isto reconstruíram os conceitos de Práxis e de Paideia originários da filosofia grega do período clássico. Adotaram a concepção de que os fenômenos sociais são sempre coproduzidos em uma interação entre contexto e sujeitos. Deduzindo, portanto, que a formação de pessoas com capacidade de pensar e de agir de modo crítico e solidário tem valor estratégico na construção do bem-estar e da democracia. A racionalidade da tekne mostra-se ineficaz para a consecução das finalidades primárias em saúde, educação e outras políticas sociais. As relações humanas, tendo em vista a complexidade de sua gênese e a variabilidade de seus efeitos, demandam formas de cogoverno em que os agentes julguem e decidam sobre projetos e intervenções tanto com base na experiência prévia, na tradição, normas ou leis, quanto tendo em vista o contexto singular de cada caso. Um modo de compreender e de agir fundado na Práxis. Uma racionalidade para além da lógica técnica. Quando lidamos com pessoas, no cotidiano ou em relações profissionais, o saber-fazer tecnológico exige a redução do outro à condição de objeto, de coisa, pois depende da instituição de controle e de dominação do aprendiz, do paciente e do trabalhador pelo poder institucional. Para a Práxis duvidar de si mesmo e de toda e qualquer evidência é um imperativo, mas também o é utilizá-las, sempre, como substrato para compreender a si mesmo, aos outros e ao contexto. Esse livro trata de como habituar-se a viver segundo a lógica da Práxis, da solidariedade social e da democracia. Discutem-se metodologias e estratégias para formação de profissionais e de gestores coerentes com a lógica Paideia e da Práxis.