Os problemas, novidades e pontos de vista advindos das ciências médicas e biológicas são praticamente infindáveis. Causa assombro a velocidade com que se desenvolvem e os patamares a que chega tal desenvolvimento, dando-nos, por vezes, a impressão de que o homem está a realizar o impossível.
Paradoxalmente, este progresso fatalmente nos remete a uma verdade inafastável: somos meras criaturas, seres frágeis, mortais e carentes. Sim, porque ampliar nossos horizontes e adentrar na imensidão do universo natural, inexoravelmente nos faz conceber o quanto somos pequenos, quão ordenada é a criação e quão sábio é o Criador por trás de tudo isso. Este fato nos traz de volta à realidade de que não podemos tudo: há limites materiais e morais para a ação humana e tal discernimento é, muitas vezes, envolto em penumbra.
O presente livro pretende contribuir para que realizemos bem tal julgamento. Disso depende não apenas nosso bem-estar espiritual, mas também a própria continuidade da humanidade, porquanto muitas das questões aqui trazidas dizem respeito a uma violência contra o próprio homem. Embora interesse, em primeiro lugar; a profissionais e estudantes da área da saúde, esta obra certamente servirá às demais pessoas, visto que todos estamos sujeitos a enfrentar os problemas por ela dissecados.