O que deve fazer como professor, quando uma criança com dificuldades de audição, vem sala de aula? Como vai aprender se não ouve? Se o professor de ensino especial de surdos-mudos possui formação neste campo, na formação inicial do professor de ensino regular falta por vezes informação e formação sobre o como efetuar a inclusão de crianças com este problemas. O presente livro procura ir ao encontro desta necessidade de alguns professores, educadores e pais, proporcionando uma informação sintetizada da audição e dos seus problemas, dando algumas sugestões para estratégias metodológicas e atividades educativas objetivadas para a ajuda de inclusão de crianças com dificuldades auditivas. Há um capitulo que aborda o modo do professor efetuar uma avaliação sumária da audição de cada criança, para detetar precocemente algum eventual problema, para logo ser enviada à respetiva consulta médica. Referem-se também às condições arquitetónicas e materiais que a escola e a sala de aula deverão ter para poder aceitar a inclusão de crianças com estas dificuldades (vãos e janelas protegidos, sinos nas portas, sinalização da proximidade de paredes, etc.)