O que deve fazer um professor, quando uma criança com dificuldades de visão vem para a sala de aula? Como vai aprender, de que forma ela ira aprender? Com ensiná-la a ler se não pode ver as letras? Se o professor de ensino especial de cegos possui formação neste campo e sabe como lhe ensinar Braille, na formação inicial do professor de ensino regular falta por vezes informação e formação sobre o como efetuar a inclusão de crianças com este problemas. O presente livro procura ir ao encontro desta necessidade de alguns professores, educadores e pais, proporcionando uma informação sintetizada da visão e dos problemas, dando algumas sugestões para estratégias metodológicas e atividades educativas objetivadas para a ajuda de inclusão de crianças com dificuldades visuais. Por exemplo, não vê para poder participar num jogo de futebol normal, mas é um excelente avançado de centro se a bola for uma bola de praia, grande, com guizos ou arroz dentro e todos os outros jogadores tiverem os olhos vendados. Há um capitulo que aborda o modo do professor efetuar uma avaliação sumária da visão de cada criança, para detetar precocemente algum eventual problema, para logo ser enviada à respetiva consulta de oftalmologia. Referem-se também às condições arquitetónicas e materiais que a escola e a sala de aula deverão ter para poder aceitar a inclusão de crianças com estas dificuldades (vãos e janelas protegidos, sinos nas portas, sinalização da proximidade de paredes, etc.)