A inovação é um imperativo estratégico para as organizações e os países, pela sua influência na competitividade, o que é reconhecido pela generalidade dos agentes económicos, sociais e políticos. Infelizmente, o conhecimento de um facto não permite,por si só, obter quaisquer resultados. É imprescindível meter mãos à obra, agir, ou seja, inovar. Embora se tenha vindo a assistir a um envolvimento crescente do tecido empresarial português nas actividades de inovação, a maioria das Micro, Pequenas e Médias Empresas têm ainda um longo caminho a percorrer, precisando incorporar no seu léxico alguns temas decisivos que são abordados na presente obra, nomeadamente, a vigilância tecnológica, o desenvolvimento de novos produtos, a inovação de serviços, a inovação aberta, a geração de ideias, a avaliação de projectos, o marketing e a propriedade intelectual. Claramente, impõe-se potenciar a criatividade e as competências visando uma competitividade sustentável. Cada uma das organizações, independentemente da sua dimensão, de ser privada ou pública, de actuar na indústria ou nos serviços, tem de se constituir, de facto, como um parceiro de valor acrescentado nos seus mercados, o que implica inovar constantemente, nas distintas vertentes. Vocacionado para os gestores das organizações - principais responsáveis pelo bem-estar colectivo - e para os estudantes do ensino superior - a quem cabe constituir-se como efectivos agentes de mudança - este livro aborda, de forma prática, as principais etapas do processo de inovação, particularmente nos contextos industrial e de serviços, constituindo-se como uma ferramenta para potenciar a competitividade das organizações, através da adopção de metodologias simples, mas eficazes e eficientes.