"A evolução da produtividade pós-inteligência artificial só ocorre quando ela responde duas perguntas que são ao mesmo tempo simples e complexas. A simplicidade ou complexidade das repostas depende do ponto de vista de cada um dos agentes da economia.
Como um sistema inteligente pode ser capaz de identificar e implementar novas ideias?
Como os robôs ou chatbots ou Smart Connected Products (SCP) ou Produtos Inteligentes Conectados (PIC) respondem por conta própria as mudanças ocorridas no ambiente?
Os estudos sobre a produtividade gerada pela inteligência artificial generativa revelaram que a produtividade dos serviços de atendimento ao consumidor cresceu em média 14% com as soluções inteligentes. Diversas pesquisas afirmam que a IA generativa pode aumentar o PIB global em aproximadamente 7% ao ano nos próximos dez anos.
As mudanças provocadas pela inteligência artificial são em diversos casos rápidas e radicais, por isto os planos de negócio devem ser revistos periodicamente para que eles acompanhem o ritmo exponencial das mudanças.
Os modelos mais modernos de desenvolvimento de um negócio trabalham os conceitos de trabalho colaborado entre os seres humanos e a inteligência artificial para aumentar a efetividade das ações realizadas.
"