Há 20 anos, o Grupo de Pesquisa "O discurso pedagógico de Paulo Freire: uma leitura" revê a obra deste autor: estuda-a, discute-a, impressiona-se com sua atualidade e pertinência, aprende e busca implementar sua filosofia, voltada para uma educação mais justa e consciente de seu importantíssimo papel.
Este livro, o 5º que publicamos, é o resultado concreto de nossos encontros, produto da reflexão coletiva a respeito da obra freireana, sistematicamente levada a efeito na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras. Muitos dos autores estão diretamente ligados a UPM, docentes e discentes do Programa; outros, egressos do Programa, já não mais são nossos alunos, mas seguem conosco nos caminhos do estudo e da pesquisa; outros, ainda, têm como vínculo tão somente a paixão por Paulo Freire e sua obra.
Assim, com a intenção de divulgar nosso trabalho, organizamos esta coletânea intitulada Professor(a): imagem e identidade na qual, com base no pensamento de Freire e de outros teóricos, buscamos compreender algumas questões que giram em torno da identidade do professor e da sua imagem, imagem esta carregada da percepção que a sociedade brasileira tem quanto ao papel docente. Sendo este um grupo constituído de professores e professoras dos diferentes níveis de ensino, a preocupação central se auto-justifica: afinal, o que é ser professor nos dias de hoje, na sociedade brasileira?