Cada capítulo foi escrito por profissionais que aliam duas importantes qualidades na psiquiatria infantil e adolescência: são clínicos habilidosos e pesquisadores de excelência. Além disso, caracterizam-se por serem extremamente empenhados no cuidado dos seus pacientes e muito generosos ao compartilhar seu conhecimento.\r\n\r\nO livro, composto por 42 capítulos, é dividido em quatro partes. A primeira aborda Temas gerais: a criança normal e remete a algo que a psiquiatria da infância, com suas escalas e screenings, tem se esquecido nos últimos anos: a criança normal, com suas características e peculiaridades. Quatro dos seis primeiros capítulos buscam situar, epistemologicamente, a questão da psiquiatria da infância. A segunda parte é dedicada às Principais síndromes psiquiátricas como os transtornos do espectro autista, àqueles específicos de aprendizagem, os do desenvolvimento intelectual, o TDAH e os transtornos de conduta.\r\n\r\nA abordagem dos Principais tratamentos em psiquiatria acontece na parte três que traça a diferença marcante em relação à psiquiatria geral, uma vez que a origem da pedopsiquiatria remete-nos a uma interface médica imbricada com a pediatria, a neuropediatria e a genética. Finalmente, surge a questão da Interdisciplinaridade em psiquiatria, tão discutida e tão pouco aplicada em nosso ambiente, no qual os serviços de saúde baseiam-se ainda em modelos predominantemente hospitalocêntricos que, longe de não terem valor, possuem uma importância específica e característica que deve ser considerada dentro das necessidades e das possibilidades.\r\n\r\n\r\nCONHEÇA O SUMÁRIO\r\n\r\nCapítulo 01. Uma breve história da psiquiatria da infância e da adolescência\r\nCapítulo 02. Desenvolvimento normal\r\nCapítulo 03. Desenvolvimento da sexualidade\r\nCapítulo 04. Características peculiares da semiologia e da psicopatologia na infância e na adolescência\r\nCapítulo 05. Epidemiologia dos transtornos mentais na infância e na adolescência\r\nCapítulo 06. Escalas de avaliação em psiquiatria da infância e da adolescência\r\nCapítulo 07. Prevenção de transtornos mentais na infância e na adolescência\r\nCapítulo 08. Assédio moral (bullying)\r\nCapítulo 09. O diagnóstico dos transtornos do espectro autista\r\nCapítulo 10. Deficiência intelectual/retardo mental\r\nCapítulo 11. Altas habilidades/superdotação e dupla excepcionalidade\r\nCapítulo 12. Transtorno específico da aprendizagem\r\nCapítulo 13. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade\r\nCapítulo 14. Transtornos psicóticos na infância e na adolescência\r\nCapítulo 15. Transtornos mentais em pré-escolares\r\nCapítulo 16. Transtornos do humor\r\nCapítulo 17. Transtornos fóbico-ansiosos na infância e na adolescência\r\nCapítulo 18. Transtorno do espectro obsessivo-compulsivo em crianças e adolescentes\r\nCapítulo 19. Transtornos conversivos e dissociativos na infância e na adolescência\r\nCapítulo 20. Transtornos do sono em crianças e adolescentes\r\nCapítulo 21. Transtornos alimentares na infância e na adolescência\r\nCapítulo 22. Transtornos por uso de substâncias psicoativas em crianças e adolescentes\r\nCapítulo 23. Transtornos de conduta\r\nCapítulo 24. Transtorno da personalidade borderline na adolescência\r\nCapítulo 25. Suicídio na infância e na adolescência\r\nCapítulo 26. Emergências psiquiátricas na infância e na adolescência\r\nCapítulo 27. Epilepsia na infância e na adolescência: aspectos relacionados ao neurodesenvolvimento\r\nCapítulo 28. Psicoterapias para transtornos psiquiátricos da infância e da adolescência\r\nCapítulo 29. Acompanhamento terapêutico em psiquiatria da infância e da adolescência\r\nCapítulo 30. Análise funcional e avaliação comportamental em crianças e adolescentes\r\nCapítulo 31. Psicoterapias psicodinâmicas na infância e na adolescência\r\nCapítulo 32. Tratamento psicofarmacológico na infância e na adolescência\r\nCapítulo 33. Complicações do tratamento farmacológico em psiquiatria da infância e da adolescência\r\nCapítulo 34. Manejo familiar dos transtornos psiquiátricos da infância e da adolescência\r\nCapítulo 35. A terapia ocupacional nos transtornos psiquiátricos da infância e da adolescência\r\nCapítulo 36. Intervenções de qualidade nas dificuldades de aprendizagem\r\nCapítulo 37. Avaliação e reabilitação neuropsicológica na infância e na adolescência\r\nCapítulo 38. Psicodiagnóstico\r\nCapítulo 39. Possibilidades de intervenção fonoaudiológica em transtornos psiquiátricos da infância e da adolescência\r\nCapítulo 40. Interdisciplinaridade no atendimento à criança e ao adolescente\r\nCapítulo 41. Interface entre a pediatria e a psiquiatria infantil\r\nCapítulo 42. Interface entre a neuropediatria e a psiquiatria da infância e da adolescência\r\n\r\nDIFERENCIAIS DA OBRA\r\n\r\nEm vista de sua ampla aceitação pelo público, observada no rápido esgotamento da edição anterior, e da notícia de que até mesmo alguns programas de residência médica em Psiquiatria da Infância e da Adolescência o têm adotado como b