O ensino, tal como o conhecemos, debruça-se essencialmente sobre o domínio do aprender a conhecer e, em menor escala, do aprender a fazer. Estas aprendizagens, direcionadas para a aquisição de instrumentos de compreensão, raciocínio e execução, não podem ser consideradas completas sem os outros domínios da aprendizagem, muito mais complicados de explorar, devido ao seu caráter subjetivo e dependente da própria entidade educadora.Relatório Delors Esse é o nome do trabalho que Jacques Delors escreveu a pedido da Unesco e para o qual reuniu os maiores educadores do planeta para pensar sobre os rumos da educação no século XXI. Um documento histórico, de ideias inovadoras, que traz no seu cerne os quatro pilares: uma visão holística da educação que não se restringe ao universo pedagógico e aponta o caminho para a construção de um ser humano mais completo, com uma formação mais abrangente e mais responsável com seu planeta.Os pilares "aprender a fazer, conviver, conhecer e ser" são colunas que prometem erigir um mundo diferente, alcançando diversos setores do conhecimento. A sociedade que emergir dos quatro pilares será sujeita de seu processo histórico, membro da grande comunidade humana e criadora de uma cultura de justiça e paz.