Considerando o atual cenário político educacional do Brasil, a LIBRAS, como uma das línguas oficiais do País, marca uma história de lutas de surdos em relação aos direitos de sua comunidade e de sua identidade surda. Como resultado destas lutas, o reconhecimento da LIBRAS como uma das línguas oficiais do Brasil quebra paradigmas quando o assunto é língua e comunidade formada por seus usuários surdos e ouvintes. Modifica, então, as relações entre professor e aluno, empregador e empregado, família e responsabilidade por meio da filiação. Partindo destas considerações, este livro se propõe a pensar a educação dos surdos e abordar alguns aspectos em nível de desenvolvimento cognitivo em uma tentativa de elucidar algumas dúvidas. Aborda entre outros temas: o desenvolvimento dos surdos por meio da língua de sinais, a relação entre lei e direitos dos surdos, aspectos inclusivos (multiculturais) em uma perspectiva da educação multifacetada e a representação da Língua Portuguesa para os surdos. Como os pedagogos são os primeiros profissionais (na medida em que atuam desde a Educação Infantil) a terem contato com pessoas surdas fora do ambiente familiar ou clínico , O que todo pedagogo precisa saber sobre Libras direciona seus capítulos a este profissional, para que possa se orientar em seu trabalho docente. Entretanto, é recomendável para qualquer profissional da educação ou familiar que tenha relação com pessoas surdas. Para entender sobre LIBRAS, conhecer essa obra é um passo inicial. Então, boa leitura!