Com o melhor entendimento do modo de aprendizado do adulto e da compreensão da memória humana, sabe-se hoje que métodos de aprendizagem passivos, como a simples leitura ou a simples participação como ouvinte de uma aula teórica, são insuficientes para o aprendizado significativo. É necessário exercitar! De todas as formas!
A formação médica é um processo complexo e multifatorial que necessita de estudo árduo e muito treinamento prático. Estão envolvidos, além de muito esforço pessoal, dezenas de professores, preceptores, colegas e pacientes durante muitos anos. Mas ser médico não é apenas ser bem formado. É, também, lidar com a dor e o sofrimento alheios e, às vezes, próprios. Sendo assim, é necessário que fique claro que a intenção principal deste livro é realizar uma contribuição teórica na formação do cirurgião da mão e do ortopedista mais audaz. O ensino do profissionalismo e de técnicas apuradas de estudo fogem do nosso escopo.
Este livro deve ser entendido como uma fonte de estudo objetiva para a preparação para provas de concursos na área de cirurgia da mão em geral e, por conseguinte, de ortopedia e cirurgia plástica, que a englobam. É, em verdade, fruto de um estudo focado que durou dois anos e culminou na aprovação do autor idealizador do projeto em 2º lugar na prova de título da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, mesmo tendo que dividir o tempo entre atividades da residência, estudos, trabalho, esposa, filho de três anos e filha de seis meses, restante da família, amigos e demais obrigações. Tentar-se-á contar um pouco do segredo que fez com que, mesmo entre noites mal dormidas e trocas de fraldas às vésperas da prova, o sucesso pôde ser obtido com direito a cereja no bolo: nota 10 na prova oral!
A intenção é, portanto, ajudar no preparo para a realização de provas teóricas dessa especialidade cheia de detalhes, às vezes de difíceis percepção e memorização com a simples leitura.
Sendo assim, o livro foi dividido em seções, da seguinte forma:
Questões resolvidas: mais de 400 questões comentadas;Hotpoints: aproximadamente 170 frases rápidas e de assuntos diversos e aleatórios – revisão direta pontual em muitos tópicos “quentes”; Palavras-chave: foi feita uma varredura do livro “Green´s” (7ª ed.) focada principalmente em epidemiologia, buscando os “mais” comuns, “mais” importantes, maiores, predominantes, etc., nas diversas áreas da especialidade; Assuntos extras: noções básicas de retalhos pediculados de membros inferiores que já foram cobrados em prova oral de título da SBCM, ou têm potencial para tal, e não estão no Green s ou no livro do prof. Pardini; Simulados: cerca de 400 questões de fixação, que cobrem praticamente todo o conteúdo da especialidade.
Inicialmente, foi pensado que a simples presença dessas informações num material como este poderia transformar todo ele automaticamente em “coldpoints”. Ou seja, que as bancas poderiam começar a evitar a cobrança dos conteúdos aqui presentes por serem considerados como "carta marcada". No entanto, chegou-se à conclusão de que isso não é possível. Pelo menos não enquanto o Green s for a principal referência em cirurgia da mão no mundo e o livro do prof. Pardini no Brasil. São abordados assuntos de extrema importância para a cirurgia da mão e para a microcirurgia que não podem ser evitados em provas, sob o risco de se preterir o principal em prol do que é menos relevante. Isso nunca foi o objetivo da SBCM e não é o que se espera de nenhuma banca examinadora, portanto não acreditamos que irá ocorrer.
Sem mais, muito obrigado e bom estudo!