Elizabeth Rodrigues: "Ao longo dos anos observei que a prática textual era um (Bicho- Papão) na vida dos estudantes, principalmente na hora de realizar um concurso público, militar ou vestibular. Tal fato era conseqüência de um ensino que priorizavaa gramática tradicional e exercícios objetivos que não ofereciam ao aluno a oportunidade de redigir um texto aplicando os conhecimentos gramaticais de forma coesa e coerente. Desta forma, fiz uma coletânea das teorias e práticas redacionais desenvolvidas em sala de aula e elaborei este livro. As orientações dadas foram baseadas nas principais dificuldades apresentadas pelos estudantes ao longo dos anos. As principais modalidades textuais assim como a elaboração dos textos foram priorizadas. Asdúvidas ortográficas e a aplicação dos conceitos gramaticais na Redação foram exploradas nos exercícios. Na correção ortográfica dos textos, percebe-se que existe um padrão, uma norma culta a ser cumprida quanto à escrita, diferente do que acontece nafala. Deste modo, o professor tem que orientar o aluno a realizar uma adequação e assim mostrar que a ortografia não é inimiga dele e sim uma grande aliada. Porém, infelizmente, ainda existe um grande preconceito social por aquele que não fala ou escreve de acordo com a norma culta na sociedade. Por outro lado, professores que utilizam somente a gramática tradicional precisam ter em mente que a língua é dinâmica e está sempre evoluindo, por isso, é importante que eles estejam abertos para mudanças, pois, dessa forma, poderão transformar o ensino da linguagem em um novo contexto social. Transformem o (Bicho-Papão) da Redação em uma ação prazerosa que os auxiliem a conquistar seus objetivos. Pense, imagine e escreva."