Sinopse
Nesta obra, é preconizado reformar o pensamento para reformar o ensino e reformar o ensino para reformar o pensamento. No sentido da reforma do pensamento, Edgar Morin propõe os princípios que permitiriam seguir a indicação dada por Pascal. Estes princípios conduzem muito para além de um conhecimento fragmentado, o qual, tornando invisíveis as interacções entre um todo e as suas partes, quebra o complexo e oculta os problemas essenciais; conduzem igualmente para além de um conhecimento que, apenas vendo globalidades, perde o contacto com o particular, o singular e o concreto. Estes princípios conduzem ao remediar da funesta desunião existente entre o pensamento científico, que desassocia os conhecimentos e não reflecte sobre o destino humano, e o pensamento humanista, que ignora as aquisições das ciências que podem alimentar as suas interrogações sobre o mundo e a vida. Daí a necessidade de uma reforma de pensamento, que, no que diz respeito à aptidão humana para organizar o conhecimento, permitiria a união de duas culturas divorciadas. Logo, poderiam reaparecer as grandes finalidades do ensino que deveriam ser inseparáveis - suscitar uma cabeça bem feita, mais do que bem cheia, ensinar a condição humana, iniciar a viver, enfrentar a incerteza, aprender a tornar-se cidadão.
Ficha Técnica
Especificações
ISBN | 9789727715411 |
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Pré venda | Não |
Peso | 220g |
Autor para link | MORIN EDGAR |
Livro disponível - pronta entrega | Não |
Dimensões | 23.5 x 16 x 0.7 |
Idioma | Português |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 137 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2002 |
Código Interno | 702494 |
Código de barras | 9789727715411 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | MORIN, EDGAR |
Editora | INSTITUTO PIAGET |
Sob encomenda | Não |