A arte literária de Francisco Moura Campos é marcadamente essencial, elíptica e personalíssima. Resgata as reminiscências aproximando-se do conto, da crônica, e volteia, enfim, magicamente, entre diversos meios literários, sem fuga possível da pulsação poética, que vem imediatamente ao vivo em quaisquer destas criações, valendo-se da sua arma poderosa: simples sem ser fácil. Artista do como dizer, nascido do seu impulso criador, fugindo de qualquer desvio artificial, o autor transmuda todos estes curtos textos, surpreendentes, em levitações vividas e emocionais, numa curiosa dualidade poética e impressionista. Suas imagens vêm imediatamente a relevo, palpáveis e tangíveis. (Continue lendo o texto de orelhas escrito por Caio Porfírio Carneiro)Pouco vimos, na arte literária, criações deste nível e qualidade. O descritivo une-se surpreendentemente ao narrativo e caminham imediatamente à essencialidade poética.A alma da sua terra, da sua cidade e do seu tempo vivido está por inteiro aqui. Tudo em amostragens límpidas e essenciais. Tudo resgata e entrega ao coração do leitor. Não há como destacar os melhores momentos deste livro. Todos os textos dimensionam muito mais do que está escrito. Muitos deles – vê-se bem – tomados de cenas em visualizações cinematográficas. É o poliédrico em unidade poética surpreendente.Apenas uma citação – “Finados” – uma apenas, de poucos versos. Este poemeto, ou prosa poética, diz para além dele, em palavras mudas, dos Finados em família, e vai à dimensão cósmica. Comentário para obra como esta se traduz numa frase apenas: é lê-lo, senti-lo, e descobrir surpresas nos caminhos literários. Como aqui.É o refrão de sempre: ler e comprovar