Os textos reunidos neste livro apresentam um conjunto notável de contos da autora que se consagrou como a retratista da sociedade paulistana, em romances e novelas como O nome do bispo, Joias de família e Cortejo em abril. Os livros aqui reagrupados trazem relatos que se tornaram clássicos do conto brasileiro, como “A coisa em si”, “O japonês dos olhos redondos” e “Primeira aula prática de filosofia”. Região traz também obras de ficção recentes, como a impagável série “O Tio Paulista” e o conto que dá título ao volume.
A história de “Região” é ambientada no sofisticado bairro dos Jardins em São Paulo, mas protagonizada por personagens comuns: um morador de rua e uma atrapalhada atendente de loja de roupas que lembra a Macabéa de A hora da estrela, de Clarice Lispector.
A ironia sutil de Zulmira mostra que a área dos Jardins esconde, por trás da fama de refinamento e civilidade, a conflagrada situação social brasileira.
Fecha o livro um ensaio inédito, “Dois narizes”, que aborda o conto “O nariz”, de Gogol, e As reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. A comparação revela novos significados nos textos e valoriza o caráter fantástico dessas duas obras-primas. A autora mostra como os escritores experimentam os limites da representação realista, em uma junção de comédia e absurdo com alto teor crítico.
Quem conhece a obra de Zulmira Ribeiro Tavares sabe que se aventurar por sua produção é pisar o terreno movediço da ironia. Nestes textos, que cobrem quase quarenta anos de carreira da autora, ela promove uma investigação das contradições da sociedade brasileira contemporânea, dividida entre modernização e desigualdade, fantasia e farsa, comédia e absurdo, uma combinação inusitada que o leitor brasileiro sabe reconhecer e apreciar - tanto na ficção como na realidade.