Os avanços nas pesquisas cientificas no campo da educação acerca das matrizes culturas africanas e indígenas no Brasil ganharam novos contornos a partir da implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 na escola. Foi a partir delas que o ensino de história e cultura afro-brasileira, abarcando a história e a cultura da África e das populações indígenas, passou a figurar nos currículos escolares. Contudo, a produção intelectual gestada sobre o tema reflete de modo tímido nas práticas pedagógicas, nas orientações curriculares da educação básica e na formação de professores. A não implementação desses marcos legislativo nas instituições escolares reforça um currículo eurocêntrico, que não contempla a diversidade étnico-racial e cultural brasileira na salda de aula. Os ensaios apresentados neste livro problematizam e refletem acerca da abrangência do sentido de formar professores para o enfrentamento das relações étnico-raciais na escola, uma vez que descolonizar o pensamento e problematizar as ideologias presentes nos artefatos culturais materiais como o livro didático, constituem-se em bifurcações estruturais para operar alterações curriculares significativas na educação brasileira neste século XXI. Sumário Abertura.......................................................................9 Apresentação.............................................................11 Descolonizando histórias de África, culturas africanas e da diáspora.............................................17 Maria Antonieta Antonacci Relações raciais, currículo e prática pedagógica na formação superior: olhar de dentro para fora..........47 Candida Soares da Costa, Ozerina Victor de Oliveira O ensino da História e cultura africana e afro-brasileira no Brasil e da história e cultura africana e local em Moçambique: desafios e possibilidades...................75 Kátia Regis A formação de professores na fronteira: curríc