Minha sacola

    RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO

    Favoritar
    Ref:
    776516

    Por: R$ 88,00

    Preço a vista: R$ 88,00

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    Os avanços nas pesquisas cientificas no campo da educação acerca das matrizes culturas africanas e indígenas no Brasil ganharam novos contornos a partir da implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 na escola. Foi a partir delas que o ensino de história e cultura afro-brasileira, abarcando a história e a cultura da África e das populações indígenas, passou a figurar nos currículos escolares. Contudo, a produção intelectual gestada sobre o tema reflete de modo tímido nas práticas pedagógicas, nas orientações curriculares da educação básica e na formação de professores. A não implementação desses marcos legislativo nas instituições escolares reforça um currículo eurocêntrico, que não contempla a diversidade étnico-racial e cultural brasileira na salda de aula. Os ensaios apresentados neste livro problematizam e refletem acerca da abrangência do sentido de formar professores para o enfrentamento das relações étnico-raciais na escola, uma vez que descolonizar o pensamento e problematizar as ideologias presentes nos artefatos culturais materiais como o livro didático, constituem-se em bifurcações estruturais para operar alterações curriculares significativas na educação brasileira neste século XXI. Sumário Abertura.......................................................................9 Apresentação.............................................................11 Descolonizando histórias de África, culturas africanas e da diáspora.............................................17 Maria Antonieta Antonacci Relações raciais, currículo e prática pedagógica na formação superior: olhar de dentro para fora..........47 Candida Soares da Costa, Ozerina Victor de Oliveira O ensino da História e cultura africana e afro-brasileira no Brasil e da história e cultura africana e local em Moçambique: desafios e possibilidades...................75 Kátia Regis A formação de professores na fronteira: curríc

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9788578613655
    Pré vendaNão
    Organizador para link
    Peso293g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 14 x 1.3
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas242
    Número da edição1ªEDIÇÃO - 2015
    Código Interno776516
    Código de barras9788578613655
    AcabamentoBROCHURA
    AutorMULLER, TANIA MARA PEDROSO | COELHO, WILMA DE NAZARE BAIA
    EditoraLIVRARIA DA FISICA - LF
    Sob encomendaNão
    OrganizadorMULLER, TÂNIA MARA PEDROSO | COELHO, WILMA DE NAZARÉ BAÍA | FERREIRA, PAULO ANTÔNIO BARBOSA

    Conheça outros títulos da coleção

      Este livro é vendido

      SOB ENCOMENDA

      Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

      (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

      +

      Prazo do frete selecionado.

      (Veja o prazo total na sacola de compras)

      Comprar