Reservado em fatos reais.
Até onde um busão reservado pode levar você?
Mais longe do que a vã filosofia pode sonhar.
O itinerário cuidadosamente traçado por Alexandre Ribeiro em seu romance de estreia narra a jornada de João Victor, um menino reservado, favelado e da cor do talvez.
Com o pai aprendeu a desviar da violência através da imaginação, como um condutor de coletivo habilidoso escapa dos buracos do asfalto.
Sabe quando a lata de sardinhas está com os bancos à mostra, as luzes apagadas, costurando as quebradas em alta velocidade? É quando o letreiro com uma única palavra deixa seu destino um mistério: “Reservado”.
Imaginar o destino desse busão era a brisa de João Victor, sem que ao menos soubesse o que a vida tinha realmente reservado para o seu próprio destino.
Para vencer as ladeiras de barro da vida, é nas linhas do caderno que o menino cai na viagem. Com palavras cheias de curvas e derrapadas não se perde até alcançar o ponto final.
Reserve um momento e embarque nessa viagem sentado ao lado desse garoto. Não se espante se descobrir que aquilo que foi reservado pra ele, pode estar também para você.
Reservado.
Toni C.