É muito importante refletir sobre legitimidade política, especialmente no momento em que o patamar civilizatório alcançado nesta quadra histórica é sacudido por embates, mundo afora, entre democracia e autoritarismo. Defender a democracia como o caminho que leva à promoção dos direitos fundamentais e à realização do bem comum é providência inadiável. Afinal, são o Estado Democrático de Direito e a legitimidade dos processos de escolha da representação política que materializam o consentimento coletivo, essencial, por sua vez, ao exercício do poder.
Baseado nessas premissas, Sálvio Dino Junior oferece à comunidade política e jurídica, ou melhor, a todos e todas que “respiram” democracia, valiosa contribuição sobre o tema do exercício do poder político e das estratégias destinadas à construção e à manutenção de sua legitimação, assim como das possibilidades de revogação de mandatos.
Na política, na academia e na advocacia, Sálvio Dino Júnior emprega os valores amealhados no aprendizado permanente da vida, semeando e cultivando o ideal de justiça e de valorização do espaço público. Esses são os ingredientes essenciais para qualquer incursão literária, e foram por ele muito bem manejados. A experiência exitosa é o livro que tenho a honra de apresentar.
Boa leitura!
Nicolao Dino Neto