Num mundo marcado pela globalização, pela redução da ação governamental e pelo triunfo da economia de mercado, as atitudes socialmente responsáveis das empresas e o fortalecimento do terceiro setor têm-se revelado de vital importância para a sustentabilidade do planeta. No entanto, essas fortes tendências levantam várias questões polêmicas. Por exemplo, até que ponto as empresas devem assumir funções do Estado, como garantir acesso à educação e à saúde? Como saber se as ações de responsabilidade social das empresas não visam apenas à autopromoção? O que fazer para que programas e projetos gerem resultados efetivos e também tenham sua continuidade garantida? 'Responsabilidade social - Das grandes corporações ao terceiro setor' contribui para a formação de profissionais críticos, éticos e reflexivos, mais preparados, portanto, para enfrentar os desafios e as contradições da gestão social, área recente e ainda pouco conhecida. De maneira objetiva, Ilana Goldstein apresenta um amplo panorama histórico das transformações mundiais ocorridas nas últimas décadas, sem deixar de mencionar algumas de suas conseqüências negativas. Avalia também a realidade brasileira, mostrando que, apesar dos avanços e do crescimento explosivo do terceiro setor no país, ainda há muitas práticas que precisam ser aperfeiçoadas. Com base nessa contextualização mundial e nacional, a autora explica as características, as diferenças e as inter-relações entre as iniciativas do terceiro setor e as ações de responsabilidade social das empresas. Neste livro, o leitor se familiariza com os conceitos fundamentais da gestão social, ambiental, educacional e cultural, como "cidadania empresarial", "voluntariado", "analfabetismo funcional" e "marketing cultural", e ao mesmo tempo é convidado a participar do debate crítico acerca desses conceitos. A autora também dá dicas valiosas sobre a elaboração, o gerenciamento e a avaliação de programas e projetos nos âmbitos social, cultural, ambiental e educacional.