Minha sacola

    saldao-garamond

    RIO, O TEATRO EM MOVIMENTOS

    Favoritar
    Ref:
    949818

    Por: R$ 64,40

    Preço a vista: R$ 64,40

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    Há um número bastante razoável de estudos sobre o teatro brasileiro. Porém, nos últimos 40 anos, o teatro carioca passou por mudanças radicais e abruptas que geraram uma transformação enorme na atividade em nosso país, e pouco ou quase nada se publicou sobre esse fenômeno. Gustavo Guenzburger, com seu provocante livro, preenche essa lacuna trazendo uma bela e inédita reflexão sobre esse rico e tempestuoso período vivido pelos trabalhadores que fazem existir o teatro do Rio de Janeiro. Na sua maior parte, a obra analisa o percurso do teatro carioca no período compreendido entre a decadência da ditadura militar na primeira metade da década de 80, passando por cinco ex-governadores presos por corrupção, dois presidentes impedidos de terminar seus mandatos e o ressurgimento de um movimento reacionário, moralista e conservador que levou a extrema direita ao poder no final da segunda década do século XXI. Um período bastante animado no qual o teatro não passou despercebido. Gustavo ganha nossa atenção já no prólogo, onde traça um simpático e saudoso panorama dos grupos de teatro cariocas do final da década de 80, dando destaque ao Sarça de Horeb, grupo do qual foi fundador, produtor e ator, e que teve como um de seus maiores sucessos o espetáculo O mambembe, de Artur Azevedo. Esse belo texto, do início do século XX, é a ponte para uma pequena digressão do livro em que evoca a montagem de O mambembe em 1959 (com direção de Gianni Ratto e Fernanda Montenegro, Sergio Britto e Ítalo Rossi no elenco) como marco de uma parceria duradoura entre o teatro e a televisão. Essa relação simbiótica entre o teatro carioca e a televisão, e as consequências geradas por essa interdependência, servem de base para muitas das análises e reflexões sobre estilo de interpretação, encenação, crise do sistema de bilheteria, mudanças de modo de produção, dependência de subvenção e de mecenato, políticas públicas e ativismo cultural. Não consigo pensar em ninguém melhor que Gustavo Guenzburger – que é ator, diretor, produtor, iluminador, pesquisador, professor e ativista – para provocar discussões e pensamentos sobre esse movimento radicalmente transformador pelo qual passou o teatro carioca nesses últimos anos. Das muitas frases e reflexões que me foram presenteadas por este livro, escolho uma para finalizar minhas considerações: “Gerações após gerações de atores continuarão praticando aquele jogo do faz de conta que, afinal e a despeito das constantes mudanças e ameaças, não corre o risco de desaparecer.” Emílio de Mello

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9786559370108
    SubtítuloESTÉTICA, POLÍTICA E MODOS DE PRODUÇÃO
    Pré vendaNão
    Organizador para link
    Peso390g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas204
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2021
    Código Interno949818
    Código de barras9786559370108
    AcabamentoBROCHURA
    AutorGUENZBURGER, GUSTAVO
    EditoraGARAMOND - POD **
    Sob encomendaNão
    OrganizadorGUENZBURGER, GUSTAVO

    Conheça outros títulos da coleção

      Este livro é vendido

      SOB ENCOMENDA

      Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

      (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

      +

      Prazo do frete selecionado.

      (Veja o prazo total na sacola de compras)

      Comprar