A coleção tem como objetivo principal possibilitar aos alunos experimentar, refletir, frutificar e contextualizar a arte. promover a experiência sensorial dos estudantes, levando-os a apreciar, expressar-se, frutificar e criar arte por meio de práticas contextualizadas nas diversas linguagens e em Artes Integradas; incentivar os estudantes a conhecer arte em diferentes contextos históricos e sociais, e refletir criticamente sobre as manifestações artísticas em tais contextos; incentivar a expressão por meio das materialidades e técnicas artísticas de forma contextualizada, crítica e reflexiva; e colaborar para que os estudantes relacionem as artes com o cotidiano, com outros componentes curriculares e áreas do conhecimento. Esses objetivos estão relacionados à especificidade das artes em relação à experimentação e ao conhecimento do mundo que nos cerca. Nesse sentido, é fundamental que a obra de Arte contribua para desenvolver um olhar crítico dos alunos perante a arte, fundamentado na reflexão sobre os contextos históricos e sociais nos quais a arte é produzida. E essa é uma das premissas da coleção. Entre as quais também se destaca a valorização da regionalidade artística. A proposta da coleção está decidida a abordagem metodológica de ensino de arte contemporânea (Abordagem Triangular), assim, optou-se por selecionar e organizar conteúdos que priorizam as relações entre objetos artísticos e manifestações de diferentes lugares e períodos históricos, em um enfoque multicultural. Com base nas propostas da seção da BNCC dedicada aos anos finais do Ensino Fundamental, foram definidos temas atravessadores, em diálogo com as culturas juvenis e que provoquem inter-relações com as quatro linguagens do componente Arte e a unidade temática das Artes integradas.