Aborda os efeitos de estresse sobre corpo e mente. Estresse se tornou não só a "palavra" da moda como uma realidade que atinge cerca de 90% da população mundial - segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). Além de causar disfunções emocionais, o estresse também é responsável por diversas reações no nosso corpo, por exemplo a baixa imunidade.
Baseado na interação entre corpo e mente, o fisioterapeuta Afonso Salgado, Mestre pela Unesp, Doutor pela UniCastelo - SP em engenharia Biomédica, pós-doutor em Neurociência- UNISUL-SC. A obra reúne informações técnico-científicas confirmando hipóteses entre corpo e mente, a influência de nossos pensamentos, das atitudes diárias como: alimentação, sono, intoxicações alimentares, eletromagnéticas e biológicas que projetam disfunções sobre o físico e emocional."Atualmente os avanços na área da psiconeuroimunologia demonstram a participação do sistema nervoso autônomo em nossa imunidade, no controle hormonal e no controle das funções vitais - sono, fome, libido, funcionamento dos órgãos internos e sistema musculoesquelético, dentre outras", explica o fisioterapeuta Afonso Salgado, autor do livro "Saúde Integral - Fisioterapia Corpo e Mente" 4a edição.
"Por isso, investigamos o estresse em diversas partes do organismo e suas repercussões e consequências, como os tratamentos inovadores da Fisioterapia podem trazer resultados positivos. "Para isso, a variabilidade cardíaca do estado do Sistema Nervoso Autônomo foi avaliada para que fosse possível identificar fatores que influenciam positivamente o reequilíbrio entre corpo e mente por manobras terapêuticas. Segundo Afonso Salgado, outros dados físicos foram levantados por meio de equipamento de reatividade elétrica denominado Bioressonância, que influencia ondas cerebrais, atua na desintoxicação do organismo e/ou através de influências eletromagnéticas para favorecer o equilíbrio global.
Os resultados obtidos foram importantes para avaliar técnicas inovadoras como o equ