Autora do livro que inspirou a série do FantásticoA tragédia e a comédia nossas de cada dia
Quando pessoas das mais diferentes idades, orientações, condições sociais ou históricos de vida se encontram em um tribunal para resolver um conflito, mal podem imaginar o que seu drama representa no imenso universo de situações com as quais os juízes das Varas de Família lidam diariamente. Desde discordâncias sobre temas corriqueiros até pesados litígios, os magistrados precisam ouvir com sensibilidade e decidir com equilíbrio sobre questões que podem alterar radicalmente o curso da vida das partes envolvidas.
Os relatos deste livro — que inspirou a série homônima exibida no Fantástico, da TV Globo —, cuidadosamente compilados nos vinte anos de experiência da juíza carioca Andréa Pachá, sintetizam a complexidade das relações humanas com maestria e emoção. São situações como a de um casal que decide se separar depois de dez anos vivendo em cidades diferentes; filhos que decidem ser a parte madura da separação dos pais; um marido que foge de casa por seis meses; uma mulher que prefere ficar sem pensão do que ouvir o apelido carinhoso do ex-marido mais uma vez; e muito mais."Segredo de justiça, em estilo forte e amoroso, conversa com a sociedade sobre as perplexidades do ofício de Pachá. Conversar, no seu caso, é interpelar, mas também hospedar o outro."
— Joel Rufino dos Santos, historiador, professor e coautor de História nova do Brasil"A sensibilidade de Andréa Pachá mostra que, de fato, a vida não é justa, mas que é possível fazer justiça quando não se tem medo de ousar diante da realidade da vida."
Maria Berenice Dias, jurista e fundadora do Instituto Brasileiro de Direito de Família