O sucesso escolar é o objetivo. Todos queremos que os nossos filhos sejam bem-sucedidos na escola. No entanto, ao longo do seu percurso escolar, a maioria dos alunos depara-se com dificuldades, mesmo os bons alunos! Sim, este assunto nao é exclusivo dos alunos que têm negativas nos testes ou problemas de comportamento. Neste livro falamos de dislexia, de erros de ortografia, na dificuldade nos cálculos matemáticos, na pouca atençao nas aulas, mas também na falta de motivaçao e confiança do aluno, na falta de organizaçao, quando a relaçao aluno-professor nao é a melhor, dos bloqueios que alguns alunos têm perante os testes, nas faltas ou na relaçao com os colegas. Para todos estes problemas de aprendizagem há uma soluçao. Que exige trabalho, esforço e dedicaçao, por parte de pais, alunos e educadores. Porque o sucesso está ao alcance de todos.
- Espalhe espuma de barbear numa mesa e peça à criança que escreva sílabas ou palavras.
- Em vez de salientar que o seu aluno cometeu 14 erros, opte por realçar que acertou em 76 palavras
- Promova o diálogo com os seus filhos e alunos para que falem das suas emoções, do que sentem quando fracassam e ajude-os a superar essas dificuldades.
- Jogar o jogo da forca, procurar letras, sílabas e palavras em revistas, ou fazer rimas ajudam o seu filho a ultrapassar um problema de dislexia.
- Cantigas e lengalengas com números ou jogos de tabuleiro como o monopólio sao essenciais para crianças com dificuldades na matemática.
- Uma criança hiperativa necessita de muito afeto, pelo que os pais sao uma peça-chave na superaçao deste problema. Já o professor deve recorrer a determinadas estratégias, como atribuir à criança tarefas curtas ou trabalhar as matérias mais difíceis de manhã, quando a criança está mais concentrada;
- Elogiar os momentos em que uma criança com problemas de atençao consegue estar atenta, evitando chamar a sua atençao sempre que está desconcentrada, revela-se uma ótima mais-valia.
- Ensine ao seu filho u