A proposta do Livro "Serviço Social e Consultoria Empresarial" da pesquisadora e professora Márcia Regina Botão Gomes se traduz como uma relevante contribuição para docentes, pesquisadores, pós-graduandos e graduandos, na área do Serviço Social, visto ser produto de pesquisa qualificada que buscou analisar as formas perversas desenvolvidas a partir da crise do capital e da reestruturação produtiva, em relação á prestação de serviços por assistentes sociais, entre outros, da área de recursos humanos, não efetivos das instituições, por meio de contratações terceirizadas que intermedeiam esses serviços, denominadas "consultorias". Esta obra oferece importantes subsídios aos estudos em análises, principalmente, para aqueles que se dedicam a estudar o processo de trabalho precarizado, tanto dos Assistentes Sociais na busca do exercício ético-político do Serviço Social como dos trabalhadores em geral, sobretudo em relação aos desafios a serem vencidos no século XXI. Considerando que retrata de forma efetiva a realidade do trabalho social atual, que oscila entre a subcontratação tanto daqueles que por necessidade de acumular experiência na área, aceitam desenvolver atividades denominadas como consultoria, como dos mais experientes na busca da retomada na área, mas que acabam se restringindo á mera prestação de serviços, e com isto se afastando cada vez mais do projeto profissional.