Após a II Guerra Mundial, as comunicações de massa se tornaram matéria de estudo universitário e motivo para a formação de profissionais em todo o mundo com base em esquemas teóricos e modelos institucionais que se originaram dos Estados Unidos. O presente trabalho revela ao leitor de língua portuguesa a forma como, antes disso, os acadêmicos alemães começaram a desenvolver com o nome de “publicística” um outro, vasto e original projeto científico para analisar e entender os meios e processos de circulação das ideias nos espaços públicos da sociedade. Adotando perspectiva de síntese, a obra representa contribuição original aos estudos feitos na área, que poderá, também, ser de interesse para os que procuram saber sobre a história das ideias e para o leitor com variedade de interesses intelectuais.A Alemanha era, por volta de 1900, o centro de onde irradiavam as principais ideias sobre o que, por influência francesa, chamamos de ciências humanas. O surgimento da imprensa de massas e os avanços nos meios de comunicação ocorridos à época ofereceram à sua comunidade intelectual oportunidade de salto para nova área de conhecimento. Apareceu primeiro a proposta de se desenvolver, sob o nome de ciência do jornal, o estudo acadêmico do fenômeno notícia. (...)