Situações de Estudo em Práticas Pedagógicas Diversificadas é uma coletânea de textos que contempla a trajetória de produção e desenvolvimento de currículo por Situação de Estudo (SE) junto a diversos grupos de pesquisadores. Situação de Estudo é uma forma de abordagem temática no currículo que visa a significar e ressignificar conceitos interligados de Química, Física e Biologia na etapa final da Educação Básica, o Ensino Médio. Escolher um tema rico conceitualmente permite ao professor trazer a linguagem científica para um contexto de aula e de pesquisa e de maneira interligada relacionar conceitos, exemplificar com base em situações mais próximas da realidade sociocultural dos estudantes, direcionando melhor os sentidos circulantes para que o significado dos conceitos evolua na direção desejada. Segundo a abordagem histórico-cultural de Vigotski e seus seguidores, a palavra constitui-se sempre em um conceito na historicidade e sua significação permite constituir o pensamento sobre determinada situação para a qual é dirigido. Assim, escolher temas de Situações de Estudo pode ampliar o universo de sentido e significado para os conceitos científicos e as práticas pedagógicas em que este processo acontece. Nesta obra, a SE é abordada pelos autores como ferramenta cultural docente mobilizada como prática de investigação em diferentes contextos acadêmicos e escolares, como em Estágios Supervisionados ou nas interações mediadas entre grupos de pesquisa e escolas de Educação Básica. Desta forma, SE no currículo e na pesquisa em sala de aula pretende ser um caminho possível, inter-relacional e promissor ainda em construção/ação.