A Sociedade contra a Escola? A Socialização Política num Contexto de Incerteza é um estudo sobre os processos de socialização política em curso nas escolas secundárias portuguesas. Esta socialização política assenta no ideal de uma cidadania activa e responsável que deve ser promovido e implementado no seio das nossas escolas. O problema é que a escola não tem sido (e não é) um espaço natural onde tal processo pode acontecer e cimentar-se porque os actores aí intervenientes, quer directos (alunos e professores), quer indirectos (pais, técnicos, políticos, meios de comunicação social), estão todos utilizando linguagens e discursos assentes em gramáticas e normatividades plurais, distintas e muitas vezes opostas, que partem de valorizações e vivências muito diferentes e nem sempre concordantes. O interesse deste estudo reside, entre outros, no assinalar e analisar com rigor esta desarmonia sociopolítica e educativa que os docentes têm de enfrentar no seu trabalho. Ao estudar quatro escolas, social e culturalmente contrastantes, de norte a sul do país, transparece a crítica e o desencanto dos docentes quer em relação aos processos de escolarização (nomeadamente ao nível da transmissão dos saberes), quer em relação ao trabalho de qualificação escolar no âmbito de uma Educação para a Cidadania.